Revista Adultos 4° trimestre 2023

Pesquisar este blog

LIÇÃO 01 - A Autoridade da Bíblia

 

 A Autoridade da Bíblia

A UNICIDADE DA BÍBLIA

A Bíblia é única! Não é suficiente dizer que é um livro único, pois é uma coleção de sessenta e seis livros antigos. Além disso, esta coleção única de livros é unida por um tema central e uma unidade de propósito que torna os livros em um só livro.

Este livro fala das maneiras pelas quais Deus se revelou à humanidade por um período de vários milhares de anos. Este relato das maneiras pelas quais Deus interveio na história humana nos fornece uma descrição da natureza e dos atributos de Deus completamente diferente do conceito de Deus encontrado em qualquer outro lugar em todo o mundo da literatura. A Bíblia é história, mas história notavelmente diferente da história comum. A história secular fala da ascensão e queda das nações, de grandes guerras e batalhas e das maneiras pelas quais os homens e as nações afetaram os povos dos territórios vizinhos. Mas a Bíblia vai além disso. A Bíblia é uma interpretação da história, mostrando como os homens (como indivíduos e como nações) foram abençoados ou punidos por Deus por sua atitude para com Ele e Suas santas leis.

A Bíblia nos permite descobrir a vontade de Deus para nossas vidas porque essa vontade divina é explicada em centenas de ilustrações da vida real na Bíblia. É por isso que o convidamos a iniciar este estudo conosco. Esperamos sinceramente que você descubra por si mesmo a verdade sobre o Deus Todo-Poderoso, como Criador, Provedor e Salvador dos homens.

Primeiro, devemos responder a algumas das perguntas que muitas pessoas têm em suas mentes ao começarem a ler a Bíblia. Alguns dizem, por exemplo: "Por que devo ler um livro que é meramente mitologia judaica?" A mitologia judaica é muito diferente do que encontramos na Bíblia. Na verdade, a verdade da Bíblia se tornará bastante evidente à medida que continuarmos nosso estudo. Outros perguntam: "Como um livro tão antigo ainda pode ser relevante?" É verdade que as pessoas hoje são muito mais educadas do que nunca; no entanto, a Bíblia (em parte ou no todo) é classificada como o "best-seller do mundo". Todos os anos, mais de cem milhões de cópias são vendidas! Portanto, quando você lê a Bíblia, você está em boa companhia, pois milhões de pessoas modernas a estão lendo! Além disso, não está sendo lido apenas por pessoas em terras ocidentais! A Bíblia (parcial ou totalmente) está sendo lida hoje em mais de mil e duzentos idiomas. A Bíblia é vendida hoje nas línguas de 97% da população mundial e é lida em quase todos os países e ilhas do mundo. Só por esta razão, nenhuma pessoa é realmente educada se não estudou o Livro mais lido da literatura mundial.

Você encontrará uma cópia da Bíblia útil como livro-texto para uso neste curso. Você tem uma Bíblia ao seu lado agora? A primeira coisa que impressiona a maioria dos iniciantes é o tamanho da Bíblia - ela contém mais de 800.000 palavras. A maioria das pessoas mal sabe por onde começar! Bem, vamos começar do início! Abra sua Bíblia na página de título e você encontrará um índice listando os nomes dos sessenta e seis livros da Bíblia. Observe que há duas divisões principais, uma chamada Antigo Testamento e a outra chamada Novo Testamento; ambas as seções são divididas em muitas subseções. Em uma lição posterior, explicaremos em detalhes o que são esses dois “Testamentos” e como eles se relacionam. O Antigo Testamento foi escrito na língua hebraica (exceto por algumas pequenas seções escritas em caldeu) e o Novo Testamento foi escrito na língua grega,

O Antigo Testamento começa com um relato conciso da criação do mundo. Esta narrativa única começa no passado não datado e registra como Deus, o Criador Todo-Poderoso, preparou o mundo, etapa por etapa, para ser um lar para a humanidade. Quando tudo estava pronto, Deus criou o homem. A partir desse início lógico, a história continua por milhares de anos até chegarmos ao final do Antigo Testamento nos dias de Malaquias, por volta de 400 aC. O Novo Testamento cobre um período relativamente curto desde o nascimento de Jesus até a morte dos apóstolos. Foi concluído por volta de 100 DC

A AUTORIDADE DA BÍBLIA

As pessoas devem ter uma base verdadeira e autorizada para sua fé. Muitas religiões populares são baseadas inteiramente em ideias humanas e, portanto, são meramente teorias ou filosofias. O cristianismo é baseado na Bíblia que os cristãos aceitam como sua autoridade final porque acreditam que ela foi inspirada por Deus. Assim, nosso primeiro tópico de estudo é a base para essa crença. Por que os cristãos acreditam que a Bíblia é um livro inspirado por Deus? Nossa resposta é encontrada na própria Bíblia.

1. A Bíblia afirma ser uma revelação de Deus.

Essa afirmação é encontrada em um grande número de lugares na Bíblia. Resume-se em duas leituras curtas da seguinte forma:

Cada escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para o treinamento na justiça, para que a pessoa dedicada a Deus seja capaz e equipada para toda boa obra (2 Timóteo 3: 16-17)

Nenhuma profecia das Escrituras jamais ocorre pela própria imaginação do profeta, pois nenhuma profecia nasceu de um impulso humano; antes, os homens conduzidos pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus (2 Pedro 1: 20-21)

Esses dois parágrafos curtos dão uma definição do conceito cristão da inspiração das Escrituras. Toda a Escritura é dada por Deus. Foi dado de duas maneiras principais, primeiro por revelação direta (pela qual as palavras reais de Deus são registradas pelos profetas): segundo por inspiração (pela qual o Espírito Santo guiou os profetas conforme eles escreveram e, portanto, os profetas escreveram a Verdade Divina) . Vamos examinar esses dois aspectos da origem Divina da Bíblia.

A Bíblia foi dada por meio de revelação direta . Quase quatro mil vezes na Bíblia encontramos palavras ou expressões como: E Deus disse ... ou O Senhor falou a Moisés , ou A Palavra do Senhor veio a Isaías. Você pode procurar as seguintes referências por meio de exemplo:

Deus falou com Moisés (Êxodo 3: 4), cerca de 1500 AC

Deus falou com Samuel (1 Samuel 3:11), cerca de 1000 AC

Deus falou com Elias (1 Reis 21:17), cerca de 900 AC

Deus falou com Isaías (2 Reis 20: 1), cerca de 700 AC

Deus falou com Jeremias (Jeremias 1: 2), cerca de 600 AC

Deus falou com Ezequiel (Ezequiel 1: 3), cerca de 600 AC

Deus falou com Malaquias (Malaquias 1: 1-2), cerca de 400 AC

As datas acima são fornecidas em números redondos para transmitir a sensação de continuidade histórica. Assim, Deus falou diretamente a Seus profetas de vez em quando durante todo o período da existência nacional de Israel, começando com Moisés e terminando com Malaquias. Esses santos profetas receberam revelações diretas de Deus e as registraram sob Seu comando. Assim, temos aqui a verdadeira Palavra falada de Deus.

A Bíblia também foi dada por meio da inspiração do Espírito Santo . Existem grandes seções da Bíblia que contêm história e poesia. Essas seções nada mais são do que literatura judaica? Certamente eles são classificados como literatura judaica, mas até o povo judeu era capaz de distinguir entre a literatura comum e a literatura divinamente inspirada. A “revelação direta” de Deus não era necessária quando os profetas estavam registrando fatos históricos reais, mas para ser uma história autorizada, ela tinha que ser inspirada por Deus.

Por terem sido inspirados por Deus, os profetas foram divinamente guiados na seleção dos fatos a serem escritos; foram divinamente guiados na escolha de palavras para descrever os fatos; e eles foram divinamente guiados em registrar não apenas comentários humanos sobre os fatos, mas a atitude de Deusem relação ao comportamento das pessoas referidas. Assim, por inspiração divina, os profetas foram protegidos de erros de fatos históricos, de erros de doutrina e de erros cometidos por ignorância. Desta forma, a Bíblia foi impedida de se tornar uma mistura de verdade e lenda, que é o que encontramos na maioria dos livros antigos (por exemplo, os clássicos gregos). A pesquisa e a arqueologia modernas demonstraram a surpreendente precisão da história bíblica e apóiam a afirmação de que a Bíblia é inspirada por Deus.

Isso é resumidamente o que a Bíblia afirma para si mesma! É um livro (que, em algumas partes, tem milhares de anos) que afirma ser um registro das palavras reais de Deus aos homens e das maneiras pelas quais Ele tratou os homens na história. Essa afirmação pode ser testada? Sim! Na verdade, Deus requer que testemos essa afirmação com sinceridade. Cerca de 2500 anos atrás, Deus falou por meio do profeta Isaías e desafiou os incrédulos a aplicarem um teste muito prático. Ele é encontrado nos seguintes versos. Leia-os com atenção:

“ Apresente seu argumento”, diz o Senhor. “Apresente suas evidências”, diz o rei de Jacó. “Deixe-os produzir evidências! Deixe-os nos dizer o que vai acontecer! Conte-nos sobre seus oráculos preditivos anteriores, para que possamos examiná-los e ver como foram cumpridos. Ou decrete para nós alguns eventos futuros! Preveja como os eventos futuros serão, para que possamos saber que vocês são deuses. Sim, faça algo bom ou ruim, para que possamos ficar assustados e maravilhados. Olha, você não é nada e suas realizações são inexistentes; aquele que escolhe adorar você é nojento . ” (Isaías 41: 21-24)

“Eu sou o Senhor! Esse é meu nome! Não compartilharei minha glória com ninguém, nem o louvor que me é devido com ídolos. Veja, meus primeiros oráculos preditivos aconteceram; agora anuncio novos eventos. Antes que comecem a ocorrer, eu os revelo a você. ” (Isaías 42: 8-9)

Assim diz o Senhor, o rei de Israel, seu protetor, o Senhor que comanda os exércitos: “Eu sou o primeiro e sou o último, não há outro Deus senão eu. Quem é como eu? Que ele faça sua reclamação! Que ele anuncie e explique para mim - já que estabeleci um povo antigo - que anunciem eventos futuros! Não entre em pânico! Não tenha medo! Eu não disse antes e decretei? Você é minha testemunha. Existe algum Deus além de mim? Não há outro protetor; Não conheço nenhum . ” (Isaías 44: 6-8)

“Lembre-se do que eu fiz na antiguidade! Verdadeiramente, eu sou Deus, não tenho igual; Eu sou Deus, e não há ninguém como eu, que anuncia o fim desde o início e revela de antemão o que ainda não aconteceu, que diz: 'Meu plano será realizado, realizarei o que desejo', que convoca uma águia de o leste, de uma terra distante, aquele que executa meu plano. Sim, eu decretei, sim, eu o farei acontecer; Formulei um plano, sim, vou executá-lo ” (Isaías 46: 9-11)

Esses versículos ensinam claramente que o fato da inspiração e os fatos da história, quando considerados em conjunto, provarão se um profeta escreveu ou não as palavras de Deus. Uma característica única da Bíblia é a vasta quantidade de profecias ou predições sobre eventos futuros que ela contém. Deus desafia os homens a examinar essas profecias para ver se elas foram cumpridas ou não! O fato de uma predição ser cumprida da maneira e no tempo preditos pelo profeta é a prova de que Deus falou por meio do profeta. Estudaremos isso em detalhes nas lições posteriores. Este teste pode ser aplicado a milhares de predições na Bíblia que levam à conclusão de que Deus falou. A afirmação da Bíblia de ser inspirado pelo Espírito Santo é a única resposta possível para o incrível mistério da predição do futuro em detalhes precisos.

2. A autoridade da Bíblia não depende de nossa capacidade de entendê-la.

Leia os seguintes versículos:

Com relação a esta salvação, os profetas que predisseram a graça que viria a você pesquisaram e investigaram cuidadosamente. Eles sondaram em que pessoa ou tempo o Espírito de Cristo dentro deles estava indicando quando ele testificou de antemão sobre os sofrimentos designados para Cristo e sua glória subsequente (1 Pedro 1: 10-11)

E considere a paciência de nosso Senhor como salvação, assim como também nosso querido irmão Paulo escreveu a você, de acordo com a sabedoria que lhe foi dada (2 Pedro 3:15)

Você notará que mesmo os próprios profetas não entenderam completamente as palavras que Deus falou por meio deles ou revelou a eles. Eles eram simplesmente mensageiros de Deus, e freqüentemente as grandes verdades que escreveram eram profundas demais para que entendessem. Nenhuma mente humana pode compreender totalmente as verdades divinas. Certa vez, um líder muçulmano perguntou: "Será que Deus puniria um homem por não entender as doutrinas da Bíblia?" A resposta é: “Não, não somos punidos porque não podemos entender os mistérios da Bíblia, mas por causa da incredulidade - por nos recusarmos a acreditar no que Deus disse”. Os próprios profetas foram incapazes de compreender as grandes verdades que ensinaram, então, obviamente, muitos aspectos da revelação Divina estão além das limitações de nossas mentes. Esse problema é parcialmente explicado por nosso próximo ponto.

3. A verdade divina não pode ser comprimida na vida de qualquer ser humano.

Estude este versículo:

Eles [os Profetas] viram que não estavam servindo a si mesmos, mas a você, em relação às coisas agora anunciadas a você por meio daqueles que proclamaram o evangelho a você pelo Espírito Santo enviado do céu - coisas que os anjos desejam ver. Portanto, prepare sua mente para a ação estando totalmente sóbrio, e coloque sua esperança completamente na graça que será trazida a você quando Jesus Cristo for revelado . (1 Pedro 1: 12-13)

Deus é eterno e nós somos mortais. Por esta razão, a revelação divina é progressiva. As promessas e revelações de Deus começaram na primeira era da vida humana na Terra e continuaram através dos séculos com novos aspectos da verdade sendo acrescentados de tempos em tempos. Em alguns casos, as predições se cumpriram centenas de anos depois de feitas e, portanto, os profetas não viveram o suficiente para ver o cumprimento de suas próprias palavras. Algumas das profecias da Bíblia não serão cumpridas até o próximo dia do julgamento. É tolice um homem rejeitar uma revelação porque ela não se encaixa nas circunstâncias locais de sua curta duração. A fé em Deus nos obriga a acreditar que as revelações de Deus abrangem todo o período de Seu relacionamento com a raça humana.

4. A autoridade da Bíblia é imutável como fonte de conduta moral.

Vemos isso no versículo com o qual começamos, 2 Timóteo 3: 16-17Porque a Bíblia é inspirada por Deus, é proveitosa. Ele nos ensina a verdade sobre Deus e declara o tipo de conduta moral que Deus exige de nós. É proveitoso para a doutrina, para instrução e para correção. Por esse motivo, nosso estudo da Bíblia não pode ser tratado simplesmente como um exercício acadêmico! A menos que estejamos dispostos a obedecer à Palavra de Deus com um coração sincero, nunca aprenderemos as verdades mais profundas que ela contém sobre a vida eterna. Quando lemos a Bíblia com seriedade e pedimos a Deus que fale aos nossos corações por meio de seus ensinamentos inspirados, começamos a perceber que Deus realmente fala aos homens com autoridade divina por meio de Sua Palavra, a Bíblia

FONTE : BIBLE.ORG

0 comments:

Postar um comentário

 
2012 Blog do Figueror | Blogger Templates for HostGator Coupon Code Sponsors: WooThemes Coupon Code, Rockable Press Discount Code | Distributed By: BloggerBulk