Revista Adultos 4° trimestre 2023

Pesquisar este blog

Lição 5- CPAD- Um Homem de Deus em Depressão


Leitura bíblica: I Reis 19:1-7.

Introdução: O grande profeta Elias, repetida e grandemente usado por Deus, após uma ameaça de morte da rainha maldita, Jezabel, encontra-se exausto, deprimido, refugia-se debaixo de um zimbro, e pede a Deus que o mate, pois já não aguenta mais. O que podemos aprender com o quadro depressivo de Elias?:

1.    A exaustão, a depressão, a falta de ânimo, podem vir a qualquer altura. Mesmo depois de uma grande vitória pode vir uma grande provação (19:2).

2.    Apesar de a mão do Senhor estar sobre nós, isso não nos isenta de estados de alma ou psicológicos derrotistas e negativos (18:46).

3.    Quando estamos em baixo, a nossa primeira reacção é desistir, Elias sentou-se e deitou-se debaixo da primeira sombra (19:4).

4.    A segunda reacção é compararmo-nos com os outros. Elias comparou-se com os pais, os antepassados, os mais velhos, e achou-se pior do que eles (4). Como se tivéssemos que ser melhores do que os outros.

5.    A terceira reacção é inventar um escape. É das bagas do zimbro que se faz a genebra, licor espirituoso feito com aguardente.

6.    A quarta reacção é querer morrer. Elias dormiu (5).

7.    Mas Deus vela por nós, para nos levantar, dar ânimo e alimentar, preparando-nos para a jornada, pois ainda temos um caminho pela frente (5,6).

8.    Mesmo em situação do maior desespero há sempre uma esperança (18).

Conclusão: Tomar consciência do nosso estado e do que nos levou a ele.
Compreender que não somos de plástico, nem de ferro, nem super-heróis.
Entender que não somos capazes de resolver sozinhos a nossa situação.
Ter consciência de que Deus tudo sabe e tudo conhece.
Acreditar que Deus tem a solução e que não desistiu de nós. Ele nunca desiste.

FONTE: http://www.jubileu.org/

0 comments:

Postar um comentário

 
2012 Blog do Figueror | Blogger Templates for HostGator Coupon Code Sponsors: WooThemes Coupon Code, Rockable Press Discount Code | Distributed By: BloggerBulk