Lição 3- CPAD-A Longa Seca Sobre Israel


INTRODUÇÃO:
O REI ACABE, DESVIADO, CASADO COM JEZABEL, APÓSTATA , TROUXE UMA GRANDE AMEAÇA À FÉ NO DEUS VERDADEIRO. CONSTRUIU TEMPLO, BOSQUES, ESTABELECEU CULTO E ORDEM SACERDOTAL AO DEUS BAAL.
TEXTO:
1. ELIAS DETERMINOU O CASTIGO SOBRE ISRAEL
1RS 17:1 - ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
A) HÁ UM ASPECTO QUE PODEMOS OBSERVAR EM ELIAS. “ Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou,” É A CERTEZA A SEGURANÇA VOCACIONAL, OU A CONVICÇÃO DA CHAMADA MINISTERIAL.

B) O OUTRO ASPECTO QUE PODE SER OBSERVADO É A UTILIZAÇÃO DA AUTORIDADE DIVINA: “que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.”

BAAL ERA O DEUS DA FERTILIDADE E ACREDITAVA-SE QUE TRARIA PROSPERIDADE A TODA A NAÇÃO. POR ESSA RAZÃO O SENHOR, POR MEIO DE ELIAS REAGIU UTILIZANDO O SEU PODER ATRAVÉS DA NATUREZA ( ENVIOU UMA TERRÍVEL SECA ) PARA DESMENTIR A CRENDICE EM BAAL. O OBJETIVO DE DEUS ERA RESGATAR PARA SI A FÉ DO POVO.

2. O SENHOR PROVIDENCIOU O ALIMENTO PARA O PROFETA
MUITAS PESSOAS DESISTEM DA CHAMADA MINISTERIAL POR QUE PENSAM NAS QUESTÕES EXISTENCIAIS, COMO: O QUE VOU COMER, O QUE VOU VESTIR, QUEM VAI ME SUSTENTAR. NO ENTANTO, QUANDO O SENHOR CHAMA, ELE SE RESPONSABILIZA. “digno é o obreiro do seu salário.” MAS, QUANDO ELE NÃO CHAMA, NÃO SE RESPONSABILIZA. A CHAMADA MINISTERIAL NÃO É PARA QUEM QUER, É PARA QUEM DEUS ESCOLHE.
1RS 17:2 - Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
C) O TERCEIRO ASPECTO DIZ RESPEITO À PRONTIDÃO E SUBMISSÃO. PROFETA DE DEUS SEMPRE ESTÁ ÀS SUAS ORDENS
1RS 17:3 - Retira-te daqui, e vai para o oriente,

OS ASPECTOS A SEGUIR NOS FALAM DO GRANDE CONTRASTE ENTRE O SONHO MINISTERIAL DE HOJE E A REALIDADE MINISTERIAL DO PASSADO. O MINISTÉRIO PROFÉTICO REQUER SACRIFÍCIO, SEPARAÇÃO, EXCLUSIVIDADE, MAS O SONHO MINISTERIAL DE HOJE É SEMPRE ACOMPANHADO DE INTERESSES PESSOAIS E MATERIAIS. DEUS NÃO MUDOU E SUAS EXIGÊNCIAS CONTINUAM AS MESMAS, SE ALGUÉM ANSEIA ALCANÇAR MINISTÉRIO TEM QUE ESTAR DISPOSTO A SOFRER E PADECER SACRIFÍCIOS.

A) O QUARTO ASPECTO É O ASPECTO DO DESAFIO E DO SACRIFÍCIO.
e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
O DESAFIO DE ELIAS ERA VIVER ESCONDIDO, LONGE DO CURSO NORMAL DAS OUTRAS PESSOAS, DO MUNDO AO SEU REDOR. TODO O PROFETA VIVE UMA VIDA NÃO PARA SI, MAS PARA DEUS, SUA VIDA É ANORMAL E SEMPRE É PRIVADO DE MUITAS REGALIAS. O MINISTÉRIO EXIGE SACRIFÍCIO, DESPRENDIMENTO DAS COISAS NORMAIS, NATURAIS, DESTA VIDA MATERIALISTA.

2TM 2:1 - TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
2TM 2:2 - E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
2TM 2:3 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
2TM 2:4 - Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
2TM 2:5 - E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.

B) O QUINTO ASPECTO É O VIVER NA DEPENDÊNCIA DE DEUS E ACEITAR O QUE ELE PROVIDENCIA.
1RS 17:4 - E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
1RS 17:5 - Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

AS QUESTÕES EXISTENCIAIS CONTRIBUEM E MUITO PARA QUE MUITOS DESISTAM DO MINISTÉRIO. O DESAFIO DE TER QUE ESPERAR PELA PROVIDÊNCIA DIVINA DESANIMA A MUITOS. OS RECURSOS PARA QUEM VAI AO CAMPO MISSIONÁRIO SÃO MÍNIMOS , POR ISSO , QUEM PRETENDE IR ÀS MISSÕES DEVE APRENDER ANTES A CONFIAR NO SENHOR E ACEITAR AS CONDIÇÕES ÀS QUAIS SERÁ SUBMETIDO.

MT 10:7 - E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
MT 10:8 - Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
MT 10:9 - Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
MT 10:10 - Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.

ÀS VEZES O QUE O SENHOR NOS PROVIDENCIA NÃO ATENDE ÀS NOSSAS EXPECTATIVAS, E TEMOS QUE ACEITAR. NO CASO DE ELIAS, OS CORVOS SERIAM SEUS GARÇONS, E O PRATO QUE ELES LHE SERVIRIAM SERIA PÃO E CARNE (ORIUNDA DE SUAS CAÇADAS, CORVOS SÃO AVES DE RAPINA).

CORVOMembro da família da gralha, seu nome em hebraico significava "preto". A característica mais visível do corvo é sua plumagem preta brilhante e furta-cor. Corvos e gralhas sobreviveram a despeito do desprezo que muitos têm por eles. Excelentes voadores, eles migram de dia e se reúnem em grandes bandos de até centenas de milhares. Eles se acasalam para procriar. Munidos de asas possantes, bico resistente e fortes pés, os corvos podem viver em lugares isolados, dos quais partem em busca de alimento. Não ter o corvo voltado para a arca, foi um bom sinal para Noé, indicando que ele havia encontrado alimento e possivelmente lugar para descansar em picos de montanhas secos (Gênesis 8:7).
Alimentando-se essencialmente de lixo, o corvo era considerado impuro (Levítico 11:15; Deuteronômio 14:14). No entanto, Elias foi alimentado por corvos por ordem de Deus (I Reis 17:4-6). Jó tomou conhecimento de que Deus alimentava os corvos (Jó 38:41), como o salmista e Jesus repetiram (Salmo 147:9; Lucas 12:24).

Alimentação dos corvos
O corvo-comum é uma ave omnívora caracterizada por um regime alimentar bastante variado. Com uma actividade necrófaga bastante importante, tem como componente principal da sua alimentação a carne de outros animais. Alimentando-se de aves de menores dimensões, de cadáveres de outros animais, de pequenos mamíferos, insectos,caracóislagartosrãsvermes e outros invertebrados. Fazem ainda parte da sua alimentação: frutas, cereaisbagas e resto de comida humana, em zonas urbanas. Pode ainda atacar ninhos para comer os ovos ou as crias. Procuram o alimento geralmente no chão, sendo quase sempre as primeiras aves a chegar junto dos cadáveres.

A ÁGUA QUE ELIAS BEBERIA NÃO SERIA MINERAL, NÃO SERIA ÁGUA TRATADA, FLUORETADA, SERIA ÁGUA TOLDADA DE UM RIBEIRO QUE ESTAVA SECANDO POR CAUSA DA ESTIAGEM.

FONTE: http://conversasquetransformam.blogspot.com.br


DICA DE LIVROS PARA LHE AUXILIAR NA ESCOLA DOMINICAL
www.gospellivros.blogspot.com.br
Foto do produtoFoto do produtoEMTREGAMOS EM TODO BRASIL
www.gospellivros.blogspot.com.br

Comentários