Trabalhadores rurais serão contemplados pelo PRONATEC

Miguel Alves: Trabalhadores rurais serão contemplados pelo PRONATEC

O lançamento simbólico do programa acontece nesta sexta-feira, 14, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município

Nesta sexta-feira, 14, será realizado na cidade de Miguel Alves o lançamento simbólico do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC campo. A solenidade de lançamento acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Avenida José de Deus Lacerda, centro.  Durante todo o dia, das 8:00h às 17:00h será feita  exposição e debates sobre o programa, conforme consta na programação abaixo. 
Cinco cursos serão oferecidos pelo PRONATEC para os jovens e trabalhadores do campo: operador de sistema de irrigação,  agricultor orgânico, horticultor orgânico, agente de desenvolvimento cooperativista e piscicultura. Os cursos foram solicitados pelo Sindicato dos trabalhadores Rurais de Miguel Alves, com o objetivo promover a inclusão social de jovens e trabalhadores do campo.
PROGRAMAÇÃO
08:30h – Composição da mesa
08:40h – Abertura solene – Delegado Federal – DFDA-PI;
09:00h – A importância do PRONATEC na vida da comunidade ofertantes (IFPI/UFPI/SENAR)/Gargalos e superações – Debates com a comunidade;
10:10h – Compromissos dos Agentes Financeiros (Banco do Nordeste e Banco do Brasil) em viabilizar os projetos dos Agricultores Capacitados pelo PRONATEC Campo dentro do PRONAF – Debates com a comunidade;
11:20h – A importância do PRONATEC na visão dos Trabalhadores Rurais – STTR – Miguel Alves/FETAG/EMATER – Na perspectiva de sua relação com a extensão rural – Compromissos de projetos – Debates com a comunidade.
12:30 - Almoço
14:00 – A posição dos Governos municipais em viabilizar ações que contribuam com a expansão socioeconômica dos Agricultores Familiares egressos do PRONATEC Campo, na implementação da política de infraextrutura através das máquinas do PAC-2/MDA – Prefeita de Miguel Alves – Debates com a comunidade.
14:40 - Exposição do Coordenador Nacional do PRONATEC – MDA – Fazendo síntese dos debates e analisando as ações do MDA na perspectiva de ampliação do programa envolvendo setores do governo (GM, GE e GF) na lógica do desenvolvimento socioeconômico dos beneficiários.
15:30 – Encaminhamentos
16:00 – Encerramento.
Obs.: O almoço será servido pelo STTR de Miguel Alves aos Agricultores e lideranças Sindicais participantes. 
Fonte: Portal O Dia
Edição: Assis Dutra