Revista Adultos 4° trimestre 2023

Pesquisar este blog

O Derramamento do Espírito Santo - LIÇÃO 3


O derramamento do Espírito Santo nos últimos dias

"Eis que vejo a glória de Israel, pois essa mulher falou a nossa própria língua!". Apesar de seu tom profético, esta declaração foi dita por um judeu que, pelos inícios deste século, andava então pelo Território Federal do Amapá. Em Dezembro de 1917, os pastores Clímaco Bueno Aza e José de Mattos achavam-se a batizar mais uma leva de novos convertidos naquele extremo norte do Brasil, quando a irmã Paula de Araújo, ao descer as águas, recebe a promessa pentecostal. Nesse momento, põe-se ela a falar uma língua tão sonora e tão eloquente, que mais lembrava a dicção dos escritores sagrados. Não havia dúvida; a irmã Paula estava a falar o hebraico.
Foi o que comprovou o senhor Leão Zafury. Não sabemos se este viajante de Sião veio a converter-se em decorrência daquela mesnagem vinda diretamente do Deus de Abraão. Mas de uma coisa temos certeza: naquele momento, veio ele a testemunhar um poderoso derramamento do Espírito Santo que, tendo começado no dia de Pentecostes, em Jerusalém, haveria de prosseguir, confirmando a poderosa intervenção de Deus nos negócios humanos.
A promessa no AT
Quase todos os profetas da Antiga Aliança aludiram ao derramamento do Espírito Santo que estamos a presenciar. Isaías, que viveu no oitavo século antes de cristo, deslumbrou estes nossos tempos: "Porque derramarei água sobre os sedentos e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha benção sobre os teus descendentes" (Is 44.3). O Profeta talvez nem imaginasse que implicações teria semelhante previsão. Afinal, em sua época o Espírito Santo era dispensado de acordo com as necessidades da comunidade de Israel. Com o derramamento do Espírito, porém, todos viriam a ter direito a esse maravilhoso dom.
Joel, cujo ministério é situado no nono século antes do Salvador, tambem profetizou acerca da efusão do Espírito. Nenhum outro mesnageiro de Jeová experimentara jamais uma fusão tão clara desse poderoso feito de Deus. Tanto é que, por unanimidade, chamam-no de profeta pentecostal. Eis o que previu ele para estes dias: "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito", (Jl 2.28-29).
No Dia de Pentecostes, ninguém no cenáculo teve qualquer dúvida. Pedro iniciou seu discurso afirmando: "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel" (At 2.16). Além de Isaías e Joel, muitos outros escritores, direta ou indiretamente, fizeram menção do derramamento do Espírito em nossos dias.
A promessa no NT
Ao iniciar o seu ministério, tinha João Batista como inevitável o derramamento do Espírito Santo. Suas palavras não admitem hesitação: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11).
Confirmando as palavras de seu percursor, Jesus prometeu, em diversas ocasiões, a liberal efusão de seu Espírito Santo. Quando dispensava as consolações aos atônitos discípulos, garantiu-lhes: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Consolador...O Espírito da verdade" (Jo 14.16,17). Já ressureto, recomendou-lhes: "Ficai em Jerusalém, até do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49). E agora, prestes a ser assunto, reafirma a promessa: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas...até os confins da terra", (At 1.8). Mas teria sido a efusão do Espírito uma experiência exclusiva daqueles dias?
A atualidade da promessa
Há um grupo de teólogos que alegam, entre outras coisas, que o batismo no Espírito Santo e os dons espirituais já não tem qualquer serventia para estes últimos dias. A Bíblia e a história do cristianismo demonstram que a experiência pentecostal é tão atual hoje como foi aos tempos antigos. Em At 2.39, o apóstolo Pedro é conclusivo: "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar".
O derramamento do Espírito Santo é visto como um dos sinais dos últimos dias. O que teve início no Dia de Pentecoste prossegue em nossa era, e há de continuar até que venha o Senhor arrebatar a sua igrea. Os avivamentos que hoje sacodem o mundo são em tudo singulares. Haja vista a Córeia do Sul. É justamente neste país, até bem pouco tempo dominado pelo budismo, que se encontram as maiores igrejas do mundo. E que avivamento não vivem nossos irmãos coreanos!
É hora de buscar o poder! Se você ainda não recebeu o batismo no Espírito Santo, busque-o agora mesmo. Jesus deseja que todos os seus filhos tenham mais poder para testemunhar e resistir aos ataques de Satanás. Como pentecostais, não podemos esquecer: Jesus Cristo salva, cura, batiza no Espírito Santo e em breve virá arrebatar a sua Igreja.
FONTE: http://pastorzico.blogspot.com.br

0 comments:

Postar um comentário

 
2012 Blog do Figueror | Blogger Templates for HostGator Coupon Code Sponsors: WooThemes Coupon Code, Rockable Press Discount Code | Distributed By: BloggerBulk