Revista Adultos 4° trimestre 2023

Pesquisar este blog

Como as mulheres começaram a cantar na Igreja



Aconteceu assimDepois do ano 100 d.C., não muito perto, nem muito longe, estavam reunidos todos os líderes, sob a coordenação do pastor J, o presidente do conselho. O assunto fora mencionado pelo irmão D, que era responsável por uma congregação, e sempre trazia estas inquietações polêmicas.
- Irmãos, gostaria de saber o seguinte: as mulheres podem cantar á frente do público em nossas igrejas? - inquiriu ele.

A pergunta caiu como uma bomba. O irmão C, sempre muito bibliocêntrico, pediu a palavra: - Prezados, está escrito na Lei que os levitas seriam eternamente os dirigentes do louvor e do serviço na congregação. Portanto, não vejo com bons olhos tal concessão. Não é bíblica.

O irmão F veio em socorro de D: - Mas, Miriam não cantou do outro lado do mar? Débora não cantou após Jael matar Sísera? Estamos na Graça, isto já não está anulado?

O irmão C retrucou: - Todas as mulheres que cantaram na Bíblia foram exceções. Miriam cantou porque Moisés estava ocupado com a vara e Arão o ajudava. Débora cantou porque Lapidote era frouxo, e veja que o texto diz que ela cantou com Baraque, logo não estava sozinha. Jesus disse que na Graça, nenhum til da Lei cairá porque Ele a veio cumprir. O Concílio de Jerusalém nada fala a respeito. Nem mesmo os concílios posteriores. Portanto, irmãos, paremos de inovar e voltemo-nos para a Palavra que é nossa regra de fé e prática. Aliás, no Novo Testamento nenhuma mulher cantou, exceto aquela multidão que louvou no Apocalipse, onde, provavelmente, estavam muitas mulheres, mas isso será no fim dos tempos, não vamos antecipar as coisas. Além disso estou conjecturando, aquilo seria cantar ou louvar, há controvérsias.

O irmão G gritou do fundo da sala: - Por milênios os levitas cantaram e estava muito bom, que novidade é essa? Não vejo necessidade disso agora. Quem foi que inventou esta história, foi você D? Quem daria notas melhores e mais afinadas do que os levitas?

Os presentes se dividiram e a balbúrdia cresceu. O presidente, irmão J, solenemente bateu seu martelo de nogueira na mesa e pediu silêncio. Em seguida, disse: - Silêncio! Vamos ouvir o irmão A. Ele é um ancião e há muito faz teologia interpretativa para nós. O que o senhor tem a dizer?

- Bem - pigarreou A - o irmão C já bebeu na minha fonte. De fato, não há no Livro Sagrado quaisquer menção á mulheres cantando, salvo raríssimas exceções. Isso é uma inovação. Muitas mulheres ajudaram Paulo, alguns nomes, inclusive, são ambíguos, não há como saber se são de homens ou mulheres, é o caso de Júnias. Então, enxergo como uma inovação desnecessária, importada do Ocidente. Na Bíblia só há exceções para os casos em que faltam homens. É o caso de Débora.

- Ok. Vamos encerrar a reunião e o assunto - disse o presidente - Seja transcrito na ata que tal posição é a adotada por nós.

D ponderou: - Com licença, presidente. O salmo 34, uma cantiga de ninar para as crianças se sentirem nos braços da mãe, foi "cantado" por Jesus na cruz. Não é possível que em todos estes anos nenhuma mulher tenha cantado o mesmo salmo, enquanto embalava seus filhos. Me lembro de ter passado e visto várias mães cantando com e para seus filhos e até mesmo na igreja já observei esta atitude. Algumas até já cantaram no microfone da minha congregação...

A reunião veio abaixo: - O quê?!!!

O irmão C se imiscuiu: - Meu prezado irmão D, temos que decidir se vamos seguir a Palavra de Deus, ou se vamos seguir sua lógica. Que história é essa de dar oportunidade às mulheres para cantar? Ou o senhor segue a Bíblia ou se torna um herege. Que eisegese barata!

Uma voz baixa partiu do lado, era L: - A verdade é que as mulheres já cantam em várias de nossas igrejas. Melhor, ministram louvores para todos nós. Eu diria que ensinam cantar mesmo, e algumas vezes cantam melhor que os homens! Confesso que já pensei em colocar uma delas como maestrina.

C voltou-se contra ele: - Mas Paulo disse que a mulher estivesse calada e não somente isso, não a permitiu ensinar! Se há alguma congregação na qual as mulheres andam ensinando corinhos ou hinos, então as heresias já tomaram conta de nós, especialmente se seus maridos estiverem no meio da congregação! Era só o que faltava, vamos ouvir o canto das sereias!

N gritou do outro lado: - Ainda bem que nessa reunião só tem homem! Podemos dizer o que quisermos ser contestação.

V ainda tentou: - Meu irmão C, e você também N, estou vendo que o problema é freudiano. Os senhores não querem ouvir a voz das mulheres para não se embevecer com elas. Têm medo de ouvir um hino cantando por uma mulher? Ou que elas cantem melhor do que nós?

O irmão P entrou no debate: - Sabe qual é o problema? O senhor, irmão J, nunca estabeleceu uma regra uniforme no assunto. Aí uma mulher canta aqui, outra canta ali, o pessoal acaba gostando, depois para proibir, dá nisso. Temos que ter uma regra uniforme: mulher não canta e ponto final. Vocês sabem como as mulheres são habilidosas, acabariam cantando a qualquer momento.

D jogou lenha na fogueira: - Não sei qual o problema da mulher cantar na igreja. Lembro das prostatis, que tomavam conta das comunidades quando muitos homens de um local morriam. Elas cantavam sim com os que ficavam, ainda recitavam textos da Torá e lideravam reuniões comunitárias, uma coisa que fora proibida no Talmude.

C cortou a argumentação: - Estão vendo? Ele quer tomar a exceção pela regra. A regra é mulher não cantar, nem falar, nem ensinar. Em todo livro de Atos, qual mulher cantou? Não existe em toda a Bíblia o termo cantora! Fiquemos com Paulo e ponto final presidente.

V voltou: - Prezado C, sua mulher canta em casa?

C vociferou: - Claro! Paulo disse que em casa elas podiam cantar, até mesmo tirar dúvidas com seus maridos. Na igreja é que não podem cantar, liderar ou ensinar! Eu não quero mulher nenhuma, afora minha esposa e em casa, cantando no meu ouvido.

V incendiou: - Minha casa é uma extensão da igreja. Lembra que muitas igrejas começaram em lares? Na Bíblia até galo canta, porque minha mulher não cantaria? Sofonias manda as filhas de Sião cantarem, se fizeram isso ou não é outra história!

D disse: - Por falar em ensinar, as mulheres que ensinam ás crianças na sinagoga estão erradas?

S ajuntou: - É, estão erradas? Paulo disse que não eram para ensinar!

C, sempre á seu estilo, disse: - A regra é mulher não cantar, nem falar, nem ensinar, é a letra da Lei, não sou eu quem faz as regras. Temos colocado mulheres para ensinar às crianças porque elas são mais jeitosas e a maioria dos homens não quer ensinar crianças, é uma questão pragmática. São muito irriquietas, etc e tal. Você, S, quer ensinar crianças? Outra coisa: quem leva o filho para o Bar Mitsvá? É o pai, D, é o pai. O pai é quem declara a maioridade dos filhos.

D disse: - Não entendo. Agora pode. Mas cantar no púlpito não pode. É uma questão de conveniência. É o caso daquelas mulheres que estão sendo enviadas como missionárias? Quem vai cantar no culto delas enquanto homens não se convertem.

C retrucou: - A regra é só enviar homens ou casais. Em todo o Novo Testamento nenhuma mulher foi enviada, nem há um versículo que apóie tal iniciativa. A única exceção de missões lideradas por uma mulher foi a jovem na casa de Naamã.

S interveio: - Ah, mais ali ela não foi enviada, tinha sido sequestrada. A questão é: mulheres que estão sendo enviadas por algumas de nossas igrejas. Sinceramente, não sei como se faz uma aberração dessas.

L disse: - Acho que poderíamos deixá-las cantar uma vez ou outra. Tem até uns hinos que os homens cantam que foram compostos por mulheres. Ela pode compor, mas não pode cantar? E para compor ela não cantou? Além do mais, não sei nas igrejas de vocês, mas vez por outra na minha as mulheres são usadas em cânticos espirituais. O que fazer? Proibir o próprio Espírito Santo de usá-las?

T ajudou: - Lembremos que elas são maioria.

C interveio novamente: - É assim que nasce uma heresia. Primeiro, uma idéia conveniente, apesar de absurda, depois a maioria, e vão esquecendo o que disseram os santos apóstolos. Quem compôs os salmos? Homens. Quem cantou na prisão? Paulo e Silas. Ora essa!

J sempre político ponderou: - Quem aqui canta?

Todos levantaram os braços.

- Dos que levantaram o braço, quem é filho de Levi?

vasculhando minha caixa de e-mail ecntrei essa preciosidade enviado por meu amigo Jacó Lopes


Aconteceu assimDepois do ano 100 d.C., não muito perto, nem muito longe, estavam reunidos todos os líderes, sob a coordenação do pastor J, o presidente do conselho. O assunto fora mencionado pelo irmão D, que era responsável por uma congregação, e sempre trazia estas inquietações polêmicas.
- Irmãos, gostaria de saber o seguinte: as mulheres podem cantar á frente do público em nossas igrejas? - inquiriu ele.

A pergunta caiu como uma bomba. O irmão C, sempre muito bibliocêntrico, pediu a palavra: - Prezados, está escrito na Lei que os levitas seriam eternamente os dirigentes do louvor e do serviço na congregação. Portanto, não vejo com bons olhos tal concessão. Não é bíblica.

O irmão F veio em socorro de D: - Mas, Miriam não cantou do outro lado do mar? Débora não cantou após Jael matar Sísera? Estamos na Graça, isto já não está anulado?

O irmão C retrucou: - Todas as mulheres que cantaram na Bíblia foram exceções. Miriam cantou porque Moisés estava ocupado com a vara e Arão o ajudava. Débora cantou porque Lapidote era frouxo, e veja que o texto diz que ela cantou com Baraque, logo não estava sozinha. Jesus disse que na Graça, nenhum til da Lei cairá porque Ele a veio cumprir. O Concílio de Jerusalém nada fala a respeito. Nem mesmo os concílios posteriores. Portanto, irmãos, paremos de inovar e voltemo-nos para a Palavra que é nossa regra de fé e prática. Aliás, no Novo Testamento nenhuma mulher cantou, exceto aquela multidão que louvou no Apocalipse, onde, provavelmente, estavam muitas mulheres, mas isso será no fim dos tempos, não vamos antecipar as coisas. Além disso estou conjecturando, aquilo seria cantar ou louvar, há controvérsias.

O irmão G gritou do fundo da sala: - Por milênios os levitas cantaram e estava muito bom, que novidade é essa? Não vejo necessidade disso agora. Quem foi que inventou esta história, foi você D? Quem daria notas melhores e mais afinadas do que os levitas?

Os presentes se dividiram e a balbúrdia cresceu. O presidente, irmão J, solenemente bateu seu martelo de nogueira na mesa e pediu silêncio. Em seguida, disse: - Silêncio! Vamos ouvir o irmão A. Ele é um ancião e há muito faz teologia interpretativa para nós. O que o senhor tem a dizer?

- Bem - pigarreou A - o irmão C já bebeu na minha fonte. De fato, não há no Livro Sagrado quaisquer menção á mulheres cantando, salvo raríssimas exceções. Isso é uma inovação. Muitas mulheres ajudaram Paulo, alguns nomes, inclusive, são ambíguos, não há como saber se são de homens ou mulheres, é o caso de Júnias. Então, enxergo como uma inovação desnecessária, importada do Ocidente. Na Bíblia só há exceções para os casos em que faltam homens. É o caso de Débora.

- Ok. Vamos encerrar a reunião e o assunto - disse o presidente - Seja transcrito na ata que tal posição é a adotada por nós.

D ponderou: - Com licença, presidente. O salmo 34, uma cantiga de ninar para as crianças se sentirem nos braços da mãe, foi "cantado" por Jesus na cruz. Não é possível que em todos estes anos nenhuma mulher tenha cantado o mesmo salmo, enquanto embalava seus filhos. Me lembro de ter passado e visto várias mães cantando com e para seus filhos e até mesmo na igreja já observei esta atitude. Algumas até já cantaram no microfone da minha congregação...

A reunião veio abaixo: - O quê?!!!

O irmão C se imiscuiu: - Meu prezado irmão D, temos que decidir se vamos seguir a Palavra de Deus, ou se vamos seguir sua lógica. Que história é essa de dar oportunidade às mulheres para cantar? Ou o senhor segue a Bíblia ou se torna um herege. Que eisegese barata!

Uma voz baixa partiu do lado, era L: - A verdade é que as mulheres já cantam em várias de nossas igrejas. Melhor, ministram louvores para todos nós. Eu diria que ensinam cantar mesmo, e algumas vezes cantam melhor que os homens! Confesso que já pensei em colocar uma delas como maestrina.

C voltou-se contra ele: - Mas Paulo disse que a mulher estivesse calada e não somente isso, não a permitiu ensinar! Se há alguma congregação na qual as mulheres andam ensinando corinhos ou hinos, então as heresias já tomaram conta de nós, especialmente se seus maridos estiverem no meio da congregação! Era só o que faltava, vamos ouvir o canto das sereias!

N gritou do outro lado: - Ainda bem que nessa reunião só tem homem! Podemos dizer o que quisermos ser contestação.

V ainda tentou: - Meu irmão C, e você também N, estou vendo que o problema é freudiano. Os senhores não querem ouvir a voz das mulheres para não se embevecer com elas. Têm medo de ouvir um hino cantando por uma mulher? Ou que elas cantem melhor do que nós?

O irmão P entrou no debate: - Sabe qual é o problema? O senhor, irmão J, nunca estabeleceu uma regra uniforme no assunto. Aí uma mulher canta aqui, outra canta ali, o pessoal acaba gostando, depois para proibir, dá nisso. Temos que ter uma regra uniforme: mulher não canta e ponto final. Vocês sabem como as mulheres são habilidosas, acabariam cantando a qualquer momento.

D jogou lenha na fogueira: - Não sei qual o problema da mulher cantar na igreja. Lembro das prostatis, que tomavam conta das comunidades quando muitos homens de um local morriam. Elas cantavam sim com os que ficavam, ainda recitavam textos da Torá e lideravam reuniões comunitárias, uma coisa que fora proibida no Talmude.

C cortou a argumentação: - Estão vendo? Ele quer tomar a exceção pela regra. A regra é mulher não cantar, nem falar, nem ensinar. Em todo livro de Atos, qual mulher cantou? Não existe em toda a Bíblia o termo cantora! Fiquemos com Paulo e ponto final presidente.

V voltou: - Prezado C, sua mulher canta em casa?

C vociferou: - Claro! Paulo disse que em casa elas podiam cantar, até mesmo tirar dúvidas com seus maridos. Na igreja é que não podem cantar, liderar ou ensinar! Eu não quero mulher nenhuma, afora minha esposa e em casa, cantando no meu ouvido.

V incendiou: - Minha casa é uma extensão da igreja. Lembra que muitas igrejas começaram em lares? Na Bíblia até galo canta, porque minha mulher não cantaria? Sofonias manda as filhas de Sião cantarem, se fizeram isso ou não é outra história!

D disse: - Por falar em ensinar, as mulheres que ensinam ás crianças na sinagoga estão erradas?

S ajuntou: - É, estão erradas? Paulo disse que não eram para ensinar!

C, sempre á seu estilo, disse: - A regra é mulher não cantar, nem falar, nem ensinar, é a letra da Lei, não sou eu quem faz as regras. Temos colocado mulheres para ensinar às crianças porque elas são mais jeitosas e a maioria dos homens não quer ensinar crianças, é uma questão pragmática. São muito irriquietas, etc e tal. Você, S, quer ensinar crianças? Outra coisa: quem leva o filho para o Bar Mitsvá? É o pai, D, é o pai. O pai é quem declara a maioridade dos filhos.

D disse: - Não entendo. Agora pode. Mas cantar no púlpito não pode. É uma questão de conveniência. É o caso daquelas mulheres que estão sendo enviadas como missionárias? Quem vai cantar no culto delas enquanto homens não se convertem.

C retrucou: - A regra é só enviar homens ou casais. Em todo o Novo Testamento nenhuma mulher foi enviada, nem há um versículo que apóie tal iniciativa. A única exceção de missões lideradas por uma mulher foi a jovem na casa de Naamã.

S interveio: - Ah, mais ali ela não foi enviada, tinha sido sequestrada. A questão é: mulheres que estão sendo enviadas por algumas de nossas igrejas. Sinceramente, não sei como se faz uma aberração dessas.

L disse: - Acho que poderíamos deixá-las cantar uma vez ou outra. Tem até uns hinos que os homens cantam que foram compostos por mulheres. Ela pode compor, mas não pode cantar? E para compor ela não cantou? Além do mais, não sei nas igrejas de vocês, mas vez por outra na minha as mulheres são usadas em cânticos espirituais. O que fazer? Proibir o próprio Espírito Santo de usá-las?

T ajudou: - Lembremos que elas são maioria.

C interveio novamente: - É assim que nasce uma heresia. Primeiro, uma idéia conveniente, apesar de absurda, depois a maioria, e vão esquecendo o que disseram os santos apóstolos. Quem compôs os salmos? Homens. Quem cantou na prisão? Paulo e Silas. Ora essa!

J sempre político ponderou: - Quem aqui canta?

Todos levantaram os braços.

- Dos que levantaram o braço, quem é filho de Levi?

vasculhando minha caixa de e-mail ecntrei essa preciosidade enviado por meu amigo Jacó Lopes

MINHA MENSAGEM DE NATAL PRA VOCÊ (ASSISTA O VIDEO)





Música “Esse Cara Sou Eu” de Roberto Carlos ganha versão gospel

ENQUANTO A BÍBLIA NOS ENSINA SERMOS IMITADORES DE CRISTO, MUITOS AINDA PREFEREM IMITAR O MUNDO


Esse vaso sou eu é o refrão da música que brinca com a canção tema da novela da Globo
Música “Esse Cara Sou Eu” de Roberto Carlos ganha versão gospelMúsica “Esse Cara Sou Eu” de Roberto Carlos ganha versão gospel
A música “Esse Cara Sou Eu” do cantor Roberto Carlos virou “Esse Vaso Sou Eu” na voz do cantor evangélico Júnior da Paraíba.
A letra original fala de um homem apaixonado que não consegue parar de pensar em sua amada, a popularização desses versos ganhou força por ser a música tema dos personagens principais na novela das 21h da Rede Globo.
Mas na versão gospel, a paixão dá lugar a atitudes de um crente que prega, que ora, jejua e vai ao monte orar. “De manhã vai para o monte orar, daí vem a resposta, esse vaso sou eu”, diz o refrão.
O vídeo tem pouco mais de 1 minuto de duração e já foi visto mais de 4 mil vezes.
É cada vez mais comum encontrarmos grandes sucessos do meio secular ganhando versão com letras evangelísticas ou com palavras religiosas.
Um dos maiores sucessos dessas versões foi a música “Assim eu prego”, paródia de “Ai se eu te pego” cantada por Michel Teló. O vídeo fez tanto sucesso na internet que chegou a ser citado no Programa da Eliana.
Assista:
FONTE: Gospel Prime

ENQUANTO A BÍBLIA NOS ENSINA SERMOS IMITADORES DE CRISTO, MUITOS AINDA PREFEREM IMITAR O MUNDO


Esse vaso sou eu é o refrão da música que brinca com a canção tema da novela da Globo
Música “Esse Cara Sou Eu” de Roberto Carlos ganha versão gospelMúsica “Esse Cara Sou Eu” de Roberto Carlos ganha versão gospel
A música “Esse Cara Sou Eu” do cantor Roberto Carlos virou “Esse Vaso Sou Eu” na voz do cantor evangélico Júnior da Paraíba.
A letra original fala de um homem apaixonado que não consegue parar de pensar em sua amada, a popularização desses versos ganhou força por ser a música tema dos personagens principais na novela das 21h da Rede Globo.
Mas na versão gospel, a paixão dá lugar a atitudes de um crente que prega, que ora, jejua e vai ao monte orar. “De manhã vai para o monte orar, daí vem a resposta, esse vaso sou eu”, diz o refrão.
O vídeo tem pouco mais de 1 minuto de duração e já foi visto mais de 4 mil vezes.
É cada vez mais comum encontrarmos grandes sucessos do meio secular ganhando versão com letras evangelísticas ou com palavras religiosas.
Um dos maiores sucessos dessas versões foi a música “Assim eu prego”, paródia de “Ai se eu te pego” cantada por Michel Teló. O vídeo fez tanto sucesso na internet que chegou a ser citado no Programa da Eliana.
Assista:
FONTE: Gospel Prime

A teologia do umbigo



Artigo cristão escrito por Luiz Tamburro

A teologia do umbigo
A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta! - Provérbios 30:15
Nos dias de hoje acontecem uma proliferação de teologias. Às vezes parece-me que os Teólogos resolveram criar um concurso de Teologia ou de quem “ cria “ a melhor teologia do ano.
Algumas viram modismo e ainda desfilam por algum tempo e depois desaparecem assim como apareceram, certo que vez por outra, alguém as “ressuscitam“ ou as “reinventam“, outras, no entanto, mal conseguem ser conhecidas, tal sua fragilidade.
Mas a que considero mais amoral, e porque não dizer, também, imoral é a Teologia do Umbigo… não conhece ? Nunca ouviu falarw Talvez não pelo nome, mas podemos vê-la todos os dias nos programas de televisão, podemos conhecê-las nas conversas entre “crentes“ , cada um puxando a sardinha para o seu lado.
Faz parte de tal teologia uma espécie de Certificado de Propriedade, onde cada criador “registra“ e reivindica sua criação e, se possível for, vai à justiça por seus direitos.
Falo do egoísmo eclesiástico de alguns grupos atuais que se fecham em suas próprias igrejas, idéias e ideais e esquecem-se de que somos todos, não importando a denominação, irmãos. Esquecem-se de que Jesus falou que o “ Reino dividido acaba devastado e não subsiste “… Hoje alguns líderes se isolam e isolam suas ovelhas, não no intuito de protegê-las, mas para garantir sua “ engorda “ para poder explorar cada vez mais ( – Me dá, me dá… ), são verdadeiros sanguessugas que sugam o máximo possível da ovelhas e não são capazes de ampará-las em suas necessidades ou apenas as olham de longe quando se vão por nada mais terem para dar.
Também parece fazer parte de tal teologia o desprezo por outros grupos, por outras igrejas, denominações e líderes. Debates vergonhosos e infrutíferos, alguns em rede nacional outros nas esquinas têm sujado o Evangelho do Senhor Jesus… Desafetos se declaram, doutrinas são discutidas e igrejas apontadas e a cada dia mais na frente de incrédulos e escarnecedores da palavra…
Ah, como sinto falta do Evangelho pregado à pouco tempo atrás, digamos… uns 20 anos… quando os Pastores do meu bairro se respeitavam, nossas igrejas atendiam as cartas convite e engrandeciam juntas ao Senhor Jesus… Quantas Cruzadas fizemos com todas as denominações unidas em resgatar almas, sem se importar qual aprisco escolheriam…
Mas hoje tenho visto alguns entrincheirados, defendendo interesses próprios, defendendo nichos comerciais ao invés do Evangelho…
Enquanto persistimos nesta desunião, leis são criadas no Congresso para calar o povo de Deus, leis são criadas para nos envergonhar, leis são criadas para travar o crescimento do Evangelho e do evangélico, mas para que brigar por isso, não é mesmo ? Nossas igrejas estão cheias, aos cofres nada falta… Viramos moda na mídia ! Quero ver quando nos forem tirados os direitos de pregar o Evangelho, de podermos estar na mídia, de podermos gravar um CD, de podermos nos apresentar em público ou sermos obrigados a unir em matrimônio pessoas do mesmo sexo, de termos que renunciar a certas práticas, doutrinas ou teologia… O que faremos então ? Voltaremos para as tumbas e lá nos reuniremos ? Ou sentaremos “ às margens do Rio Quebar “ e lamentaremos por não mais podermos cantar os Louvores de Sião ?
Amados, deixemos de lado a TEOLOGIA DO PRÓPRIO UMBIGO e voltemos a ser um mesmo corpo: olhos, boca, nariz, orelhas, pernas, braços… tudo, tudo funcionando conforme a genialidade, o amor e a direção do nosso Deus.
fonte Gospel Prime


Artigo cristão escrito por Luiz Tamburro

A teologia do umbigo
A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta! - Provérbios 30:15
Nos dias de hoje acontecem uma proliferação de teologias. Às vezes parece-me que os Teólogos resolveram criar um concurso de Teologia ou de quem “ cria “ a melhor teologia do ano.
Algumas viram modismo e ainda desfilam por algum tempo e depois desaparecem assim como apareceram, certo que vez por outra, alguém as “ressuscitam“ ou as “reinventam“, outras, no entanto, mal conseguem ser conhecidas, tal sua fragilidade.
Mas a que considero mais amoral, e porque não dizer, também, imoral é a Teologia do Umbigo… não conhece ? Nunca ouviu falarw Talvez não pelo nome, mas podemos vê-la todos os dias nos programas de televisão, podemos conhecê-las nas conversas entre “crentes“ , cada um puxando a sardinha para o seu lado.
Faz parte de tal teologia uma espécie de Certificado de Propriedade, onde cada criador “registra“ e reivindica sua criação e, se possível for, vai à justiça por seus direitos.
Falo do egoísmo eclesiástico de alguns grupos atuais que se fecham em suas próprias igrejas, idéias e ideais e esquecem-se de que somos todos, não importando a denominação, irmãos. Esquecem-se de que Jesus falou que o “ Reino dividido acaba devastado e não subsiste “… Hoje alguns líderes se isolam e isolam suas ovelhas, não no intuito de protegê-las, mas para garantir sua “ engorda “ para poder explorar cada vez mais ( – Me dá, me dá… ), são verdadeiros sanguessugas que sugam o máximo possível da ovelhas e não são capazes de ampará-las em suas necessidades ou apenas as olham de longe quando se vão por nada mais terem para dar.
Também parece fazer parte de tal teologia o desprezo por outros grupos, por outras igrejas, denominações e líderes. Debates vergonhosos e infrutíferos, alguns em rede nacional outros nas esquinas têm sujado o Evangelho do Senhor Jesus… Desafetos se declaram, doutrinas são discutidas e igrejas apontadas e a cada dia mais na frente de incrédulos e escarnecedores da palavra…
Ah, como sinto falta do Evangelho pregado à pouco tempo atrás, digamos… uns 20 anos… quando os Pastores do meu bairro se respeitavam, nossas igrejas atendiam as cartas convite e engrandeciam juntas ao Senhor Jesus… Quantas Cruzadas fizemos com todas as denominações unidas em resgatar almas, sem se importar qual aprisco escolheriam…
Mas hoje tenho visto alguns entrincheirados, defendendo interesses próprios, defendendo nichos comerciais ao invés do Evangelho…
Enquanto persistimos nesta desunião, leis são criadas no Congresso para calar o povo de Deus, leis são criadas para nos envergonhar, leis são criadas para travar o crescimento do Evangelho e do evangélico, mas para que brigar por isso, não é mesmo ? Nossas igrejas estão cheias, aos cofres nada falta… Viramos moda na mídia ! Quero ver quando nos forem tirados os direitos de pregar o Evangelho, de podermos estar na mídia, de podermos gravar um CD, de podermos nos apresentar em público ou sermos obrigados a unir em matrimônio pessoas do mesmo sexo, de termos que renunciar a certas práticas, doutrinas ou teologia… O que faremos então ? Voltaremos para as tumbas e lá nos reuniremos ? Ou sentaremos “ às margens do Rio Quebar “ e lamentaremos por não mais podermos cantar os Louvores de Sião ?
Amados, deixemos de lado a TEOLOGIA DO PRÓPRIO UMBIGO e voltemos a ser um mesmo corpo: olhos, boca, nariz, orelhas, pernas, braços… tudo, tudo funcionando conforme a genialidade, o amor e a direção do nosso Deus.
fonte Gospel Prime

Quem estraga o Natal é Jesus!



Artigo cristão escrito por Armando Taranto Neto
Quem estraga o Natal é Jesus!
Veja só:
Justamente agora, no Natal, que estamos todos nos preparando para a grande celebração, denominada “Ceia de Natal”, onde nos reunimos para satisfazermos nossa glutonaria não curada, vem esse tal de Cristo Jesus e diz:
“Uma comida tenho para comer que vós não conheceis”.(Jo.4.32b)
Não bastasse esta palavra desconfortante, ainda um tal de apóstolo Paulo, estraga prazer, também querendo atrapalhar continua:
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17)
Assim não dá, essa tal de Bíblia só existe para acabar com nossa alegria.
O que será de minha longa lista de compras de presentes?
Minhas intermináveis idas e vindas aos shoppings?
Da orgia perdulária*?    *(Gastança)
De meus impulsos incontroláveis despertados pelo “espírito de natal”?
Este Jesus…! Sempre falando, me incomodando, me pedindo para renunciar…
Por isso que eu prefiro Papai Noel, ele é tão bonachão, sempre feliz e nunca me diz nada, nunca me contradiz… ele não faz nada.
Falando em Noite Feliz! Vou encher minha casa de amigos e familiares convidados, pelo menos uma vez no ano posso me iludir. Mesmo tendo sido falso com todos eles durante todo o ano, tenha desrespeitado meus pais, traído minha esposa e filhos, tratado meus colegas de trabalho subordinados com tirania, tudo é festa. Pago o pedágio do pão e circo para todos, funcionou no império Romano, vai funcionar de novo.
Noite de Paz… Tenho sido uma lástima, internei minha mãe no asilo e durante todo o ano só a visitei uma vez, mas hoje ela vai passar alguns momentos comigo.
Não gosto nem de lembrar que a Bíblia me ordena a Honrar pai e mãe pois é o primeiro mandamento com promessa. (Ex 20.12)
Essa lembrança estragaria minha noite.
Se Jesus tivesse uma mãe ou um pai com mal de Alzheimer ele também os colocaria em um asilo?
       Acho que não! Pois ele mesmo no momento de maior dor lembrou-se de cuidar de sua mãe, passando a responsabilidade para João:
“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. “(Jo 19. 25-27)
Já que Jesus e a Bíblia acabaram com a alegria e meu espírito natalino ainda me resta o ano Novo.
Ahhh!! Vou colocar uma roupa branca e pular  sete ondas em algum “Reveillon Gospel”!
Opa! O que?
Jesus também  tem alguma coisa a dizer?
Que eu sou um sepulcro caiado?
Que Ele quer me transformar?
Que o maior presente que eu posso receber é a salvação de minha alma?
Que terei um novo sentido em meu viver?
Oh! Senhor meu e Deus meu!
Prefiro-Te do que a outros mil!
Que nada me afaste de Ti.
Que eu nunca venha Substituir o amado Sol da Justiça por lampejos da Ilusão.
Feliz renascimento.
Jesus te ama e eu também.

fonte Gospel Prime


Artigo cristão escrito por Armando Taranto Neto
Quem estraga o Natal é Jesus!
Veja só:
Justamente agora, no Natal, que estamos todos nos preparando para a grande celebração, denominada “Ceia de Natal”, onde nos reunimos para satisfazermos nossa glutonaria não curada, vem esse tal de Cristo Jesus e diz:
“Uma comida tenho para comer que vós não conheceis”.(Jo.4.32b)
Não bastasse esta palavra desconfortante, ainda um tal de apóstolo Paulo, estraga prazer, também querendo atrapalhar continua:
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17)
Assim não dá, essa tal de Bíblia só existe para acabar com nossa alegria.
O que será de minha longa lista de compras de presentes?
Minhas intermináveis idas e vindas aos shoppings?
Da orgia perdulária*?    *(Gastança)
De meus impulsos incontroláveis despertados pelo “espírito de natal”?
Este Jesus…! Sempre falando, me incomodando, me pedindo para renunciar…
Por isso que eu prefiro Papai Noel, ele é tão bonachão, sempre feliz e nunca me diz nada, nunca me contradiz… ele não faz nada.
Falando em Noite Feliz! Vou encher minha casa de amigos e familiares convidados, pelo menos uma vez no ano posso me iludir. Mesmo tendo sido falso com todos eles durante todo o ano, tenha desrespeitado meus pais, traído minha esposa e filhos, tratado meus colegas de trabalho subordinados com tirania, tudo é festa. Pago o pedágio do pão e circo para todos, funcionou no império Romano, vai funcionar de novo.
Noite de Paz… Tenho sido uma lástima, internei minha mãe no asilo e durante todo o ano só a visitei uma vez, mas hoje ela vai passar alguns momentos comigo.
Não gosto nem de lembrar que a Bíblia me ordena a Honrar pai e mãe pois é o primeiro mandamento com promessa. (Ex 20.12)
Essa lembrança estragaria minha noite.
Se Jesus tivesse uma mãe ou um pai com mal de Alzheimer ele também os colocaria em um asilo?
       Acho que não! Pois ele mesmo no momento de maior dor lembrou-se de cuidar de sua mãe, passando a responsabilidade para João:
“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. “(Jo 19. 25-27)
Já que Jesus e a Bíblia acabaram com a alegria e meu espírito natalino ainda me resta o ano Novo.
Ahhh!! Vou colocar uma roupa branca e pular  sete ondas em algum “Reveillon Gospel”!
Opa! O que?
Jesus também  tem alguma coisa a dizer?
Que eu sou um sepulcro caiado?
Que Ele quer me transformar?
Que o maior presente que eu posso receber é a salvação de minha alma?
Que terei um novo sentido em meu viver?
Oh! Senhor meu e Deus meu!
Prefiro-Te do que a outros mil!
Que nada me afaste de Ti.
Que eu nunca venha Substituir o amado Sol da Justiça por lampejos da Ilusão.
Feliz renascimento.
Jesus te ama e eu também.

fonte Gospel Prime

Lição 13- CPAD-A Morte de Eliseu


Filho de Safate, de Abel-Meola, que se tornou no acompanhante e discípulo de Elias (1Rs 19:16-19). A primeira vez que o seu nome é mencionado, é quando é ordenado a Elias que o unja como seu sucessor (1Rs 19:16). Esta foi a única, de entre as três ordens dadas a Elias, que ele cumpriu. No seu caminho, quando ia do Sinai a Damasco, ele encontrou Eliseu na sua terra natal, realizando os trabalhos do campo, arando com doze juntas de bois. Elias dirigiu-se a Eliseu, colocou nos ombros dele o seu tosco manto, adoptou-o como filho e investiu-o no trabalho profético (compare com Lc 9:61,62). Eliseu aceitou o chamado que, daquele modo, lhe foi dado (cerca de quatro anos antes da morte de Acabe) e durante cerca de sete ou oito anos tornou-se no acompanhante intimo de Elias, até que este foi levado num carro de fogo. Durante todos esses anos, nada sabemos dele, a não ser em relação aos últimos eventos da vida de Elias. Depois da morte de Elias, Eliseu foi aceite como líder dos filhos dos profetas e passou a ser conhecido em Israel. Possuía, de acordo com o seu próprio pedido, "uma porção dobrada" do espírito de Elias (2Rs 2:9); e, durante um longo período - de cerca de 60 anos - (892-832 a.C.), ele ocupou o cargo de "profeta em Israel" (2Rs 5:8).
Após a partida de Elias, Eliseu voltou a Jericó e aí sarou a fonte das águas, deitando sal na água (2Rs 2:21). Vamos encontrá-lo, depois, em Betel (2Rs 2:23), onde, com a severidade do seu mestre, ele amaldiçoou uns jovens que troçavam dele, como profeta de Deus: "Sobe, calvo, sobe calvo!" O juízo logo veio sobre eles e Deus castigou, de uma forma terrível, a desonra feita ao seu profeta, como se tivesse sido uma desonra que lhe tinham feito a Ele. A seguir vemo-lo a predizer que iria chover, quando o exército de Jorão já desmaiava de sede (2Rs 3:9-20); a multiplicar o azeite de uma viúva pobre (2Rs 4:1-7); a ressuscitar o filho da sunamita (2Rs 4:18-37); a multiplicar os vinte pães de cevada e espigas verdes, a fim de satisfazerem cem homens (2Rs 4:42-44); a curar Naamã, o sírio, da sua lepra (2Rs 5:1-27); a punir Geazi por causa da sua falsidade e ambição; a recuperar um machado que se afundara nas águas do Jordão (2Rs 6:1-7); a realizar um milagre em Dotã, na estrada entre Samaria e Jezreel e a profetizar relativamente ao socorro que viria ao povo de Samaria, que sofria terrivelmente devido ao cerco que o rei da Síria tinha imposto a esta cidade (2Rs 6:24-7:2).
Vamos, depois, encontrar Eliseu em Damasco, ungindo Hazael como rei da Síria, uma ordem que tinha sido dada, por Deus, a Elias (2Rs 8:7-15); mais tarde, ele instrui um dos filhos dos profetas e este unje Jeú, o filho de Jeosafá, como rei de Israel, na vez de Acabe. Assim, as três ordens dadas a Elias (2Rs 9:1-10) acabaram, finalmente, por ser cumpridas.
Não mais ouvimos falar dele, até o encontrarmos no seu leito de morte, na sua própria casa (2Rs 13:14-19). Jeoás, o neto de Jeú, vem chorar a sua partida que se aproxima, proferindo as mesmas palavras que Eliseu proferiu quando Elias foi levado no carro de fogo: "Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!"
Mais tarde, um cadáver é colocado na campa de Eliseu, um ano após o enterro deste e mal toca os ossos de Eliseu, o homem "reviveu e se levantou sobre os seus pés" (2Rs 13:20,21).

Filho de Safate, de Abel-Meola, que se tornou no acompanhante e discípulo de Elias (1Rs 19:16-19). A primeira vez que o seu nome é mencionado, é quando é ordenado a Elias que o unja como seu sucessor (1Rs 19:16). Esta foi a única, de entre as três ordens dadas a Elias, que ele cumpriu. No seu caminho, quando ia do Sinai a Damasco, ele encontrou Eliseu na sua terra natal, realizando os trabalhos do campo, arando com doze juntas de bois. Elias dirigiu-se a Eliseu, colocou nos ombros dele o seu tosco manto, adoptou-o como filho e investiu-o no trabalho profético (compare com Lc 9:61,62). Eliseu aceitou o chamado que, daquele modo, lhe foi dado (cerca de quatro anos antes da morte de Acabe) e durante cerca de sete ou oito anos tornou-se no acompanhante intimo de Elias, até que este foi levado num carro de fogo. Durante todos esses anos, nada sabemos dele, a não ser em relação aos últimos eventos da vida de Elias. Depois da morte de Elias, Eliseu foi aceite como líder dos filhos dos profetas e passou a ser conhecido em Israel. Possuía, de acordo com o seu próprio pedido, "uma porção dobrada" do espírito de Elias (2Rs 2:9); e, durante um longo período - de cerca de 60 anos - (892-832 a.C.), ele ocupou o cargo de "profeta em Israel" (2Rs 5:8).
Após a partida de Elias, Eliseu voltou a Jericó e aí sarou a fonte das águas, deitando sal na água (2Rs 2:21). Vamos encontrá-lo, depois, em Betel (2Rs 2:23), onde, com a severidade do seu mestre, ele amaldiçoou uns jovens que troçavam dele, como profeta de Deus: "Sobe, calvo, sobe calvo!" O juízo logo veio sobre eles e Deus castigou, de uma forma terrível, a desonra feita ao seu profeta, como se tivesse sido uma desonra que lhe tinham feito a Ele. A seguir vemo-lo a predizer que iria chover, quando o exército de Jorão já desmaiava de sede (2Rs 3:9-20); a multiplicar o azeite de uma viúva pobre (2Rs 4:1-7); a ressuscitar o filho da sunamita (2Rs 4:18-37); a multiplicar os vinte pães de cevada e espigas verdes, a fim de satisfazerem cem homens (2Rs 4:42-44); a curar Naamã, o sírio, da sua lepra (2Rs 5:1-27); a punir Geazi por causa da sua falsidade e ambição; a recuperar um machado que se afundara nas águas do Jordão (2Rs 6:1-7); a realizar um milagre em Dotã, na estrada entre Samaria e Jezreel e a profetizar relativamente ao socorro que viria ao povo de Samaria, que sofria terrivelmente devido ao cerco que o rei da Síria tinha imposto a esta cidade (2Rs 6:24-7:2).
Vamos, depois, encontrar Eliseu em Damasco, ungindo Hazael como rei da Síria, uma ordem que tinha sido dada, por Deus, a Elias (2Rs 8:7-15); mais tarde, ele instrui um dos filhos dos profetas e este unje Jeú, o filho de Jeosafá, como rei de Israel, na vez de Acabe. Assim, as três ordens dadas a Elias (2Rs 9:1-10) acabaram, finalmente, por ser cumpridas.
Não mais ouvimos falar dele, até o encontrarmos no seu leito de morte, na sua própria casa (2Rs 13:14-19). Jeoás, o neto de Jeú, vem chorar a sua partida que se aproxima, proferindo as mesmas palavras que Eliseu proferiu quando Elias foi levado no carro de fogo: "Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!"
Mais tarde, um cadáver é colocado na campa de Eliseu, um ano após o enterro deste e mal toca os ossos de Eliseu, o homem "reviveu e se levantou sobre os seus pés" (2Rs 13:20,21).

Lição 12- CPAD- Eliseu e a Escola de Profetas


Pregadores ou pensadores? Em Israel havia várias Escolas de profetas, as mais famosas,
ficavam em Gilgal, Siló, Ramá e Betel, essas escolas eram semelhantes aos seminários teológicos de hoje, seus alunos eram conhecidos como filhos dos profetas, ao que consta Elias o tisbita foi o fundador de muitas delas, lá se ensinava intensivamente o ofício profético, as escrituras, oratória, gramática e até música. A disseminação das escolas proféticas de Elias encontrou forte oposição do rei Acabe e Jezabel, que financiavam a idolatria fazendo Israel errar e mergulhar em uma grave crise espiritual.
Elias o mentor e reitor dessas Escolas, sentiu com pesar os efeitos da apostasia de Israel, viu o seus alunos fecharem matricula, outros desertarem, abandonando a fé no Deus vivo para sacrificar aos ídolos, algumas escolas foram fechadas e seus professores foram mortos, pois também eram profetas (I Reis.19:14; ‘’ Deixaram o teu conserto, derribaram os teus altares e mataram seus profetas ao fio da espada .‘’), compreende-se o porque da fuga de Elias e porque e encontramos sintomas de uma profunda depressão na vida do profeta, não deve ter sido fácil para ele, foram anos terríveis, desapontamento, dor e a frustração de ver a fé do seu povo ser destruída. O que mais me impressiona no profeta Elias não é a mística do seu ministério profético muito menos os sinais miraculosos e seus grandes feitos, e sim o seu bom censo e simplicidade de acreditar na força da educação bíblica e no poder do conhecimento. A educação tem o poder de transformar a vida de um homem, de uma família, de um povo, de uma nação. “O conhecimento enobrece, gera riquezas, e nos impede de errar”; Oséias disse: meu povo erra pois lhes faltou conhecimento, vocês erram porque não conhecem as escrituras nem o poder de Deus, disse Cristo”.O maior inimigo do homem não é a carne nem o diabo, o maior adversário atende pelo nome de ignorância, ela empobrece e embrutece o homem, é com pesar que vos afirmo que a história se repete nos dias atuais, só mudou o cenário, os principais personagens ainda são os mesmos, o roteiro mudou, mais a proposta do filme desta vida é impedir que os homens conheçam a Deus, recentemente um renomado pregador disse que “ A Igreja não precisa de pregadores e sim de pensadores “; ele foi muito feliz na sua síntese, é verdade que há pregadores a granel nas igrejas uns são vocacionados outros são profissionais da fé, poucos são idôneos muitos são picaretas, poucos pregadores vivem o que pregam, muitos pregadores pregam o que não vivem, enquanto muitas heresias, modismos litúrgicos, falsas doutrinas, engendradas no arcabouço do inferno, sorrateiramente são inseridas no seio da igreja, e as mesmas crescem e florescem sem sofrer o mínimo de oposição de seus líderes, o secularismo ganha cada vez mais força contra a igreja, “Despertemos todos nós que dormimos o sono da ignorância”, para enfrentar com argumento e conteúdo da palavra, as ideologias que ameaçam a fé e a pureza da igreja, faço das palavras deste pregador as minhas, a igreja não precisa de pregadores e sim de pensadores, pessoas que pensam, buscam e amam o conhecimento, homens e mulheres comprometidos com o evangelho, pensadores que argumentem e combatam veementemente o secularismo, e pela palavra de Deus venham refutar as heresias e desmascarar os falsos pastores e mestres.
Precisamos de pensadores nos púlpitos, nas tribunas, nas classes dominicais, na nave da Igreja, nos seminários e na sociedade. Por favor, não deixem vossos cérebros na entrada da Igreja, pensem sobre o que está sendo pregado, questionem o que é ensinado, julguem o que foi profetizado, só assim teremos uma Igreja saudável, e uma Igreja saudável cresce naturalmente sem a necessidade de meios humanos.
Elizeu deitou um pouco de sal sobre as águas contaminadas de uma cidade e elas ficaram saudáveis, Jesus disse: ‘’ Vós sois o sal da terra ’’; com o advento da tecnologia os homens aperfeiçoaram a extração do sal, elemento indispensável para a vida do homem, os pregadores de hoje também se aperfeiçoaram na prática do evangelismo enquanto outros se modernizaram, comercializando as almas como se fossem sal, o problema que o sal em grandes quantidades ao invés de gerar vida, produz morte, e torna os alimentos indigestos e desagradáveis, é por isso que encontramos muitas pessoas que não suportam o Evangelho, existem muitas Igrejas evangélicas porém poucas Igrejas cristãs, se formos sal na quantidade adequada nas mãos do profeta certo, as águas da nossa terra, certamente serão saradas!
Elias no ápice do seu sofrimento, se sentindo fracassado por investir em seus discípulos em vão, por que dizia: ‘’ Deixaram o teu conserto, derribaram os seus altares e mataram os seus profetas ao fio da espada e só eu fiquei. ‘’. Então disse Deus: ‘’ - Não Elias! Você não está só, Eu conservei 7 mil que não beijaram os pés de Baal, Eu os preservei no sal que você aspergiu sobre eles, quando eram ensinados nas Escolas proféticas; -Elias sai da Caverna da ignorância, a tua história não acaba aqui, volte pelo caminho por onde veio e faça de Elizeu, filho de Safate, teu sucessor como profeta.
A história narra que todos os avivamentos foram precedidos de profundo e exaustivo, estudo das escrituras; 1°: Antes do pentecoste, os 12 apóstolos, passaram por um intenso seminário teológico de 3 anos com o Próprio Senhor Jesus; 2°: O avivamento aos gentios no primeiro século aconteceu depois que Paulo, intensificou seus estudos bíblicos nos desertos da Arábia durante 3 anos, e posteriormente ficou mais um ano na Igreja de Antioquia com, Barnabé, Lúcio e outros mestres; 3°:O avivamento da Rua Azuza, aconteceu depois do crescimento meteórico das escolas bíblicas nas Igrejas Norte-Americanas.
Elizeu foi o protagonista de um grande avivamento, no seu ministério houve mais milagres do que nos dias de Elias, as Escolas proféticas e os discípulos se multiplicaram, mais tudo isso foi fruto do labor e da fé visionária de um profeta notável, não pelos milagres que operou, mas por acreditar e investir na educação bíblica.
Deus abençoe os irmãos pela atenção, estamos vivendo os dias de Elias, vamos nos esforçar para merecermos o título de ‘’ Pensadores e remanescentes da geração de Elias, os 7 mil que não se dobram perante Baal e beijam os seus pés. ‘’
 FONTE: http://www.adcentralmarilia.com.br

Pregadores ou pensadores? Em Israel havia várias Escolas de profetas, as mais famosas,
ficavam em Gilgal, Siló, Ramá e Betel, essas escolas eram semelhantes aos seminários teológicos de hoje, seus alunos eram conhecidos como filhos dos profetas, ao que consta Elias o tisbita foi o fundador de muitas delas, lá se ensinava intensivamente o ofício profético, as escrituras, oratória, gramática e até música. A disseminação das escolas proféticas de Elias encontrou forte oposição do rei Acabe e Jezabel, que financiavam a idolatria fazendo Israel errar e mergulhar em uma grave crise espiritual.
Elias o mentor e reitor dessas Escolas, sentiu com pesar os efeitos da apostasia de Israel, viu o seus alunos fecharem matricula, outros desertarem, abandonando a fé no Deus vivo para sacrificar aos ídolos, algumas escolas foram fechadas e seus professores foram mortos, pois também eram profetas (I Reis.19:14; ‘’ Deixaram o teu conserto, derribaram os teus altares e mataram seus profetas ao fio da espada .‘’), compreende-se o porque da fuga de Elias e porque e encontramos sintomas de uma profunda depressão na vida do profeta, não deve ter sido fácil para ele, foram anos terríveis, desapontamento, dor e a frustração de ver a fé do seu povo ser destruída. O que mais me impressiona no profeta Elias não é a mística do seu ministério profético muito menos os sinais miraculosos e seus grandes feitos, e sim o seu bom censo e simplicidade de acreditar na força da educação bíblica e no poder do conhecimento. A educação tem o poder de transformar a vida de um homem, de uma família, de um povo, de uma nação. “O conhecimento enobrece, gera riquezas, e nos impede de errar”; Oséias disse: meu povo erra pois lhes faltou conhecimento, vocês erram porque não conhecem as escrituras nem o poder de Deus, disse Cristo”.O maior inimigo do homem não é a carne nem o diabo, o maior adversário atende pelo nome de ignorância, ela empobrece e embrutece o homem, é com pesar que vos afirmo que a história se repete nos dias atuais, só mudou o cenário, os principais personagens ainda são os mesmos, o roteiro mudou, mais a proposta do filme desta vida é impedir que os homens conheçam a Deus, recentemente um renomado pregador disse que “ A Igreja não precisa de pregadores e sim de pensadores “; ele foi muito feliz na sua síntese, é verdade que há pregadores a granel nas igrejas uns são vocacionados outros são profissionais da fé, poucos são idôneos muitos são picaretas, poucos pregadores vivem o que pregam, muitos pregadores pregam o que não vivem, enquanto muitas heresias, modismos litúrgicos, falsas doutrinas, engendradas no arcabouço do inferno, sorrateiramente são inseridas no seio da igreja, e as mesmas crescem e florescem sem sofrer o mínimo de oposição de seus líderes, o secularismo ganha cada vez mais força contra a igreja, “Despertemos todos nós que dormimos o sono da ignorância”, para enfrentar com argumento e conteúdo da palavra, as ideologias que ameaçam a fé e a pureza da igreja, faço das palavras deste pregador as minhas, a igreja não precisa de pregadores e sim de pensadores, pessoas que pensam, buscam e amam o conhecimento, homens e mulheres comprometidos com o evangelho, pensadores que argumentem e combatam veementemente o secularismo, e pela palavra de Deus venham refutar as heresias e desmascarar os falsos pastores e mestres.
Precisamos de pensadores nos púlpitos, nas tribunas, nas classes dominicais, na nave da Igreja, nos seminários e na sociedade. Por favor, não deixem vossos cérebros na entrada da Igreja, pensem sobre o que está sendo pregado, questionem o que é ensinado, julguem o que foi profetizado, só assim teremos uma Igreja saudável, e uma Igreja saudável cresce naturalmente sem a necessidade de meios humanos.
Elizeu deitou um pouco de sal sobre as águas contaminadas de uma cidade e elas ficaram saudáveis, Jesus disse: ‘’ Vós sois o sal da terra ’’; com o advento da tecnologia os homens aperfeiçoaram a extração do sal, elemento indispensável para a vida do homem, os pregadores de hoje também se aperfeiçoaram na prática do evangelismo enquanto outros se modernizaram, comercializando as almas como se fossem sal, o problema que o sal em grandes quantidades ao invés de gerar vida, produz morte, e torna os alimentos indigestos e desagradáveis, é por isso que encontramos muitas pessoas que não suportam o Evangelho, existem muitas Igrejas evangélicas porém poucas Igrejas cristãs, se formos sal na quantidade adequada nas mãos do profeta certo, as águas da nossa terra, certamente serão saradas!
Elias no ápice do seu sofrimento, se sentindo fracassado por investir em seus discípulos em vão, por que dizia: ‘’ Deixaram o teu conserto, derribaram os seus altares e mataram os seus profetas ao fio da espada e só eu fiquei. ‘’. Então disse Deus: ‘’ - Não Elias! Você não está só, Eu conservei 7 mil que não beijaram os pés de Baal, Eu os preservei no sal que você aspergiu sobre eles, quando eram ensinados nas Escolas proféticas; -Elias sai da Caverna da ignorância, a tua história não acaba aqui, volte pelo caminho por onde veio e faça de Elizeu, filho de Safate, teu sucessor como profeta.
A história narra que todos os avivamentos foram precedidos de profundo e exaustivo, estudo das escrituras; 1°: Antes do pentecoste, os 12 apóstolos, passaram por um intenso seminário teológico de 3 anos com o Próprio Senhor Jesus; 2°: O avivamento aos gentios no primeiro século aconteceu depois que Paulo, intensificou seus estudos bíblicos nos desertos da Arábia durante 3 anos, e posteriormente ficou mais um ano na Igreja de Antioquia com, Barnabé, Lúcio e outros mestres; 3°:O avivamento da Rua Azuza, aconteceu depois do crescimento meteórico das escolas bíblicas nas Igrejas Norte-Americanas.
Elizeu foi o protagonista de um grande avivamento, no seu ministério houve mais milagres do que nos dias de Elias, as Escolas proféticas e os discípulos se multiplicaram, mais tudo isso foi fruto do labor e da fé visionária de um profeta notável, não pelos milagres que operou, mas por acreditar e investir na educação bíblica.
Deus abençoe os irmãos pela atenção, estamos vivendo os dias de Elias, vamos nos esforçar para merecermos o título de ‘’ Pensadores e remanescentes da geração de Elias, os 7 mil que não se dobram perante Baal e beijam os seus pés. ‘’
 FONTE: http://www.adcentralmarilia.com.br

Lição 11-CPAD- Os Milagres de Eliseu


Eliseu, o profeta dos muitos milagres.

Sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safat, vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.
Deus nomeou como sucessor de Elias, depois de encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele (1 Reis 19:16, 19). Eliseu entendeu o significado deste gesto simbólico.
Retornando a sua própria familia, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias (1 Reis 19:19-21).
Elias, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e Eliseu recusou a deixá-lo. Elias disse-lhe para perguntar o que ele queria. Eliseu teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias.
Ele viu o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair, e ele bateu no Jordão, que foi aberto. Eliseu atravessou o rio, e se mudou para a Cisjordânia (2 Reis 2:1-18).

Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca a carreira de seu ministério, milagres de conhecimento, poder e maravilhas, todos os elogios especificamente em nome do Senhor. Na história da redenção é parte do segundo grupo de milagres. Milagres de Eliseu ocorreu num momento em que a religião de Jeová estava enfrentando uma afronta da parte de adoração a Baal. Da mesma forma que os milagres de Elias, Eliseu foi concebido para demonstrar a autoridade do profeta e de apresentar o Deus vivo.

Em nome do Senhor curou com água salgada a partir da fonte de Jericó (2 Reis 2:19-22).
Alguns rapazes que zombaram do profeta receberam a maldição de Eliseu. Dois ursos esquartejaram a 42 destes jovens (2 Reis 2:23-25).
Ele previu que a expedição bem sucedida contra os moabitas (2 Reis 3:11-27), óleo multiplicado por uma viúva (2 Reis 4:1-7), anunciou o nascimento de um filho de uma sunamita, quando este filho morreu, a oração de Eliseu o chamou à vida (2 Reis 4:8-37).
Ele fez um antídoto para a planta venenosa que era a comida dos profetas (2 Reis 4:38-41).
Durante a fome, o profeta alimentou 100 homens com 20 pães de cevada e algumas espigas de cevada (2 Reis 4:42-44).
Ele ordenou a Naamã para se banhar no rio Jordão para ser curado da lepra (2 Reis 5:1-19), e anunciou que Geazi teria lepra por causa de sua ganância (2 Reis 5:20 -- 27). 
Ele fez flutuar na superfície do Jordão, o machado de ferro que havia caído no rio (2 Reis 6:1-7), e revelou ao rei de Israel, os movimentos e as intenções dos seus inimigos, os sírios (2 Reis 6: 8-12).
Em resposta à oração de Eliseu, o Senhor abriu os olhos do seu servo para ver os carros e cavalos de fogo que os protegia (2 Reis 6:13-17).
Eliseu feriu com cegueira aos homens que o rei da Síria mandou prendê-lo (2 Reis 6:18-23).
Ele declarou, antes que alguém lhe dissesse que um emissário do rei de Israel estava na porta para tirar a sua vida (2 Reis 6:32, 33).
Durante a fome do cerco de Samaria, previu que no dia seguinte, a comida seria abundante e farta, acrescentando que o ajudante oficial do rei , que zombavam da profecia, que ele não iria desfrutar. A multidão atropelou esse oficial, que morreu na porta de Samaria (2 Reis 7).
Eliseu afirmou que Ben-Hadade, rei da Síria, morreria, e morreu (2 Reis 8:7-15).
Ele anunciou a destruição de Acabe e toda a sua casa, enviou um jovem profeta para ungir Jeú, que deveria executar o julgamento previsto (2 Reis 9:1-10:28).
Eliseu revelou antecipadamente que seria 3 vitórias sobre os sírios (2 Reis 13:14-19).
Ele morreu durante o reinado de Joás, se lamentou o povo e o rei (2 Reis 3:14-20).
Ainda após sua morte um milagre acontece, quando um cadáver foi jogado às pressas na sepultura de Eliseu, tocando os ossos do profeta, o homem se levantou. (R.13 2: 20, 21). 


Eliseu, o profeta dos muitos milagres.

Sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safat, vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.
Deus nomeou como sucessor de Elias, depois de encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele (1 Reis 19:16, 19). Eliseu entendeu o significado deste gesto simbólico.
Retornando a sua própria familia, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias (1 Reis 19:19-21).
Elias, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e Eliseu recusou a deixá-lo. Elias disse-lhe para perguntar o que ele queria. Eliseu teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias.
Ele viu o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair, e ele bateu no Jordão, que foi aberto. Eliseu atravessou o rio, e se mudou para a Cisjordânia (2 Reis 2:1-18).

Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca a carreira de seu ministério, milagres de conhecimento, poder e maravilhas, todos os elogios especificamente em nome do Senhor. Na história da redenção é parte do segundo grupo de milagres. Milagres de Eliseu ocorreu num momento em que a religião de Jeová estava enfrentando uma afronta da parte de adoração a Baal. Da mesma forma que os milagres de Elias, Eliseu foi concebido para demonstrar a autoridade do profeta e de apresentar o Deus vivo.

Em nome do Senhor curou com água salgada a partir da fonte de Jericó (2 Reis 2:19-22).
Alguns rapazes que zombaram do profeta receberam a maldição de Eliseu. Dois ursos esquartejaram a 42 destes jovens (2 Reis 2:23-25).
Ele previu que a expedição bem sucedida contra os moabitas (2 Reis 3:11-27), óleo multiplicado por uma viúva (2 Reis 4:1-7), anunciou o nascimento de um filho de uma sunamita, quando este filho morreu, a oração de Eliseu o chamou à vida (2 Reis 4:8-37).
Ele fez um antídoto para a planta venenosa que era a comida dos profetas (2 Reis 4:38-41).
Durante a fome, o profeta alimentou 100 homens com 20 pães de cevada e algumas espigas de cevada (2 Reis 4:42-44).
Ele ordenou a Naamã para se banhar no rio Jordão para ser curado da lepra (2 Reis 5:1-19), e anunciou que Geazi teria lepra por causa de sua ganância (2 Reis 5:20 -- 27). 
Ele fez flutuar na superfície do Jordão, o machado de ferro que havia caído no rio (2 Reis 6:1-7), e revelou ao rei de Israel, os movimentos e as intenções dos seus inimigos, os sírios (2 Reis 6: 8-12).
Em resposta à oração de Eliseu, o Senhor abriu os olhos do seu servo para ver os carros e cavalos de fogo que os protegia (2 Reis 6:13-17).
Eliseu feriu com cegueira aos homens que o rei da Síria mandou prendê-lo (2 Reis 6:18-23).
Ele declarou, antes que alguém lhe dissesse que um emissário do rei de Israel estava na porta para tirar a sua vida (2 Reis 6:32, 33).
Durante a fome do cerco de Samaria, previu que no dia seguinte, a comida seria abundante e farta, acrescentando que o ajudante oficial do rei , que zombavam da profecia, que ele não iria desfrutar. A multidão atropelou esse oficial, que morreu na porta de Samaria (2 Reis 7).
Eliseu afirmou que Ben-Hadade, rei da Síria, morreria, e morreu (2 Reis 8:7-15).
Ele anunciou a destruição de Acabe e toda a sua casa, enviou um jovem profeta para ungir Jeú, que deveria executar o julgamento previsto (2 Reis 9:1-10:28).
Eliseu revelou antecipadamente que seria 3 vitórias sobre os sírios (2 Reis 13:14-19).
Ele morreu durante o reinado de Joás, se lamentou o povo e o rei (2 Reis 3:14-20).
Ainda após sua morte um milagre acontece, quando um cadáver foi jogado às pressas na sepultura de Eliseu, tocando os ossos do profeta, o homem se levantou. (R.13 2: 20, 21). 

 
2012 Blog do Figueror | Blogger Templates for HostGator Coupon Code Sponsors: WooThemes Coupon Code, Rockable Press Discount Code | Distributed By: BloggerBulk